MINAS DE GUANAJUATO
A região de Guanajuato até hoje possui exploração mineral ativa, inclusive ouro e prata. Visitamos a mina Cayetano, que está interligada com todas as outras minas por 21km debaixo da terra (a 170 metros de profundidade). Todas são hoje exploradas por uma empresa Canadense.


No passeio guiado descemos 70 metros e já deu para sentir bem a falta de ar e o incômodo que a profissão de minerador vivencia diariamente.
O guia contou que no sec XVIII os meninos começavam a trabalhar com 10 anos e suas vidas iam ate 24 anos em media devido a doenças provenientes da super carga carregada ao longo de suas vidas – cada saco carregado para fora da mina pesava em média 70kg.
Os mineradores desciam sempre com uma vela acesa pois quando notavam o diminuir da chama sabiam que estava acabando o oxigênio e saiam da mina.

O guia também contou que Guanajuato era a maior fornecedora de prata no mundo durante o sec XVIII. Nessa época ainda o trabalho era escravo (fim da escravidão no Mexico aconteceu em 1829, bem mais cedo que no Brasil em 1888). A escravidão por aqui foi quase que 100% de povos locais, tanto que se vê poucos pretos ou descendentes da África por aqui.
O guia mostrou os equipamentos mais recentes utilizados para quebrar as pedras, os mesmos há mais de 100 anos.

E a diversão master do passeio foi aguardar pelo ônibus…(fomos de taxi mas resolvemos experimentar voltar de ônibus).

E foi justo de ônibus que experimentamos passar pelos tuneis estilo caverna que permeiam toda a cidade.



