Era início de abril e a decisão de viajar estava tomada, os preços porém não ajudavam. Mesmo passagens nacionais estavam impossíveis . Até que numa noite encontramos Roma por R$2,000.00 para o dia seguinte, resolvemos dormir e só então decidir.
Acordamos dispostos e com saúde (algo importante quando se tem duas crianças pequenas) e então fomos cuidar da logística:
Desafio 1 – Compra da passagem da Natasha que tinha acabado de fazer 5 meses. Como bebê de colo não tem direito a uma poltrona e sua passagem é apenas uma taxa que vai atrelada ao bilhete de um dos pais, esse procedimento não pode ser feito via internet e também não pode ser feito por telefone se a viagem acontecer nas próximas 24 hrs, ou seja, teríamos que comprar a “passagem” da Natasha apenas no aeroporto.
Desafio 2 – Clima : apesar de início da primavera na Europa ainda faz frio e como no Brasil estávamos encerrando o verão o guarda roupa tinha praticamente somente roupas de verão. O jeito foi levar o que tínhamos e ir lavando e comprando o que faltava durante a viagem
Desafio 3 – Fuso. Quem me conhece sabe como sou regrada com relação aos rituais. Em especial o de dormir tanto com a pequena de 5 meses quanto com o “grandão” de 3 anos. Seriam 6 horas de fuso e realmente não fui capaz de planejar nada, mas acreditei que nos ajustaríamos, e assim foi…
A mudança de horário atrapalhou principalmente a Natasha que passou a dormir uma noite menor de aproximadamente 7 horas direto, o que pra mim foi muito bom. Já o Dimitri manteve suas 12 horas, ou seja, independentemente do horário que dormia acordava depois de 12 horas. Como ficamos apenas 1 semana ele nem chegou a ajustar o horário. Simplesmente dormia por volta de 11:00 o que nos permitia aproveitar a noite (escurecia por volta das 8:00) e acordava no outro dia as 11.
No mesmo dia então compramos passagens, fizemos malas, fomos pro aeroporto, deixamos o carro no estacionamento, compramos passagem da Natasha e às 16:00 decolamos para Roma.




Desembarcamos numa tarde de primavera, com sol, flores e clima ameno em torno de 16 graus em Roma. Passamos de carro pelos principais pontos turísticos da cidade como o Panteão e Vaticano. Era um sábado por isso o trânsito era apenas o de turistas. Tudo lindo mas ao mesmo tempo pouco convidativo para as crianças. Era um mar de gente… ruim pra Natasha que se expõe a qualquer doença e ruim também pro Dimitri que quer liberdade e espaço.
Escolhemos então o hotel A.Roma num bairro bem tranquilo, arborizado e espaçoso. De la resolvemos seguir viagem rumo a costa Amalfitana, tema do próximo post.



