No meus primeiros 10 dias na India o calor estava super bom, apenas desagradável quando em zonas muito poluídas.
A partir do dia 22 de abril a situação ficou difícil, mesmo pra nós brasileiros, com temperaturas próximas a 40 graus.Imagina 20 dias de sol e calor, é tudo que queremos, certo? Sim, mas para férias pois a qualidade de vida pra quem vive sob tal clima não deve ser nada fácil. Aqui no norte da India esse clima dura 3 meses, de abril a junho, com pouca umidade e sol escaldante. No meu caso, tive 1 dias de constante tontura e mal estar generalizado assim que a temperatura subiu muito e depois já melhorei.
Inicialmente estava planejando ir pro Rajastão e muita gente mencionou sobre o calor e eu considerei mas não acreditando que seria assim tão incômodo. De fato, quando a temperatura atinge 40 graus, falta disposição e saúde pra qualquer atividade, seja turismo, yoga ou meditação.
O jeito é beber muita agua durante o dia e ter paciencia para o corpo se adaptar.
A noite, no entanto, o ar fica mais ameno, chegando a uma temperatura ideal. O problema é que justo a noite o movimento cai consideravelmente e se torna inapropriado para mulheres sozinhas andarem por aí.
Já depois de mais 1 semana convivendo com temperaturas aproximadas à 40 graus, fechei minha experiência na India com o máximo de calor que algum dia já senti: 43 graus justo no Taj Mahal onde andei o dia inteiro e por incrível que me pareça, passei super bem. Já já publico mais sobre esse passeio incrível.
Agradeço muito por essa viagem que foi meu recorde de passar tanto tempo sem ver uma gota de chuva, nem dias nublados, apenas sol!
E falando em sol, vou aproveitar pra comentar sobre a visita ao Ashram dos Beatles. Pra muitos que não sabem o que é um Ashram, no meu entendimento, trata-se de um espaço espiritual liderado por um tipo de “guru” em que os discípulos praticam os ensinamentos espiritualistas, yoga, meditação.Em 1968, os Beatles passaram uma temporada de até um 1 mês em Rishikesh no Ashram de Maharishi Mahesh Yogi. Ali compuseram muitas músicas e conforme li no wikipedia, trata-se do período mais produtivos deles. Das músicas compostas ali, 20 foram gravadas pelo grupo.
O lugar é enorme, com grandes estruturas parecidas a hotéis, em estado decadente após o abandono desde a década de 80, cuja razão não consegui encontrar. Apenas sei que o Maharishi Mahesh Yogi foi embora de Rishikesh para viver na Holanda e morreu por ali. Todo o espaço foi absorvido à uma reserva do governo.Há sempre guardas na entrada e, pelo que entendi, não deveriam deixar ninguém entrar mas cobram 50 rupias para visitação dos turistas…
As cápsulas de meditação são muito interessantes e o efeito do som é impressionante.
A sensação que tive foi a de saudades, como seu tivesse ali vivido na época dos Beatles. Ou simplesmente saudades de algo que não vivi, mas que deve ter sido tão bom e lamentavelmente está ali, apenas uma vaga lembrança, abandonada ao tempo e seus efeitos.


