Há uma desconfiança generalizada quanto à limpeza das cozinhas dos restaurantes em Rishikesh, assim como em toda India. Realmente o padrão de limpeza deles é bastante diferente do nosso.

Em um dos melhores restaurantes, onde a comida sempre me fazia bem, repare no detalhe do lado direito do cardápio.
Eu passei mal com comida apenas uma vez em Rishikesh, mas no geral concordo que o risco que se corre aqui é grande devido ao próprio calor intenso, a quantidade de moscas e insetos e, claro, do caráter cultural em que mãos e unhas sujas são padrão, inclusive para os cozinheiros, que raramente usam luvas para a cozinhar.

O ambiente na India é definitivamente mais relaxado e tranquilo. Por os pés na cadeira, no sofá ou ser servido em camas é totalmente normal. deitar depois de comer e descansar, também! rs Enfim, muitas regras de etiqueta de quando se come fora no ocidente não são válidas aqui e eu gosto disso. Veja que soneca boa.
Meu amigo Vikram me disse que o leite e iogurte aqui são muito bons, então usei essa dica pra tomar muito sorvete, milk shake e iogurte e passei super bem, mesmo quando tomei na rua.
Como eu já há alguns anos aprendi com minha amiga Ayako do Japão, tomava sempre chá quente para acompanhar as refeições. Desta forma eu garanti que não bebia nenhuma água contaminada. Ou seja, nada de suco ou gelo.

O famoso Chai, cuja receita ainda é mistério pra mim apesar de assistir várias vezes eles preparando, é um pouco enjoativo pra mim pois normalmente vem com muito açúcar, no geral as coisas por aqui podem ser muito doces.
Existem barracas especializadas na rua apenas para vender Chai.
Meu preferido sem dúvida é o chá também fresco (feito na hora) de lemon ginger. Normalmente vem com mel mas eu gosto mesmo só o gengibre e limão, maravilhoso.
A cidade é muito rica em variedade de restaurantes. Além dos inúmeros deliciosos Indianos comi em um japonês e outro italiano que estavam ótimos. Lembrando que Rishikesh é uma zona vegetariana. Comi em dezenas de restaurantes e, de fato, nenhum oferece qualquer tipo de carne, nem mesmo peixe. Além disso, álcool também é proibido. Ou seja, um local bastante curioso. E eu fui totalmente desavisada, e posso dizer que a comida é tão saborosa que você nem percebe que não esta comendo carne. Fiquei impressionada que tenha acontecido isso. Há pouco mais de 1 mês assisti um video sobre essa questão de comer animais e já havia diminuído a quantidade de carne, mas não imaginei que nem sentiria falta depois de 15 dias.
Restaurantes que me lembro para o bom e para o ruim (mais detalhes sobre cada um, é só olhar no Tripadvisor!):
Lembrança ruim:
Divine restaurante/ hotel. Quando se passa pela frente nao se imagina a vista que esse lugar tem. No piso de baixo ao do hotel fica o restaurante todo envidracado, com mesas arrumadas, garçons uniformizados, tudo ocidental exceto o cardápio. Infelizmente o que comi estava ruim pois logo mais tarde acabei me sentindo mal, Foi a única vez que me aconteceu e no dia seguinte acordei recuperada, mas recomendo não pedir Dahl neste lugar:
Lembranças boas:

- Flavour’s (fica no mesmo prédio que o Madras, no andar de cima)


- Beatles Cafe (adorei a comida e o ambiente também, fica em Lakshman Jhula)

- TATTV (em cima da loja de orgânicos em Tapovan – ambiente também muito bom externo e interno com AC)

- La Tavola Conte (muito bom pra sair da culinária Indianda, as massas e pizzas são ótimas)

- Cafe Okaeri (japonês, fui num domingo e eles servem uma sopa missoshiro e vários sushis vegetarianos muito bons. O lugar é limpo e tranquilo, vale a visita)
- Germany Bakery (perfeito pra cafe do tipo americano, com essa vista…)

As minhas comidas preferidas (ou ao menos as que decorei o nome):
kofta – esse é a própria imitação das almôndegas mas normalmente vem só umas duas ou três bolinhas no meio de muito curry.
panir – queijo (em várias comidas vegetariasnas o queijo é cortado em cubos grandes e no meio de bastante molho – ou curry – você nem sente que não esta comendo carne. )
paratha – pao tipo uma pizza sem recheio mas pode ter algumas ervas, o mais gostoso é com metir
dhal – pra mim é um tipo de sopa de lentilha
dossa – crepe gigante bem fininho e bom
masala dossa – dentro do crepe vem um recheio de batatas muito bom
Idl – é tipo um bolinho de arroz e fica bom de comer com uma sopinha Sambar
Sambar (sopinha bem temperada e muito boa)
Os currys e a maior parte dos pratos, podem vir acompanhados de arroz ou alguns desses pães:
roti / chapati- pao simples
Naan / massa de pizza fina
Dossa / crepe
30.086928
78.267612
Rishikesh, Uttarakhand, India