Depois de pelo menos 10 visitas a este destino que é um de nossos preferidos, listamos aqui aquelas que pra nós são as principais atrações de Ouro Preto!
IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS : É uma das igrejas mais famosas de ouro preto. Iniciada a sua construção em 1776, trata-se de uma obra-prima de Antonio Francisco Lisboa, popularmente chamado de Aleijadinho por causa de uma atrofia muscular que atingiu seus membros. Ele era filho de um arquiteto português com uma escreva. Descobrimos nesta viagem que muitos mulatos como Aleijadinho se especializaram no trabalho artístico pois era a típica função que não poderia ser executada por escravos (negros) e nem pelos brancos (que não faziam nenhum tipo de serviço manual). Aprendemos também que o Fantástico apresentou um tempo atrás uma reportagem explicando a relação da obra de Aleijadinho com a maçonaria e por todos os cantos onde encontra-se suas esculturas e trabalhos, pode-se identificar esta relação, apesar de não haver nenhuma prova histórica de que de fato ele tenha sido um maçom. Alguns aspectos que diferenciam esta igreja das outras: 1. A fachada não é retangular e sim curvilínea e as duas torres arredondadas que deram o apelido de Igreja Militar. 2. Nem todas as igrejas barrocas têm uma fachada tão trabalhada como a da São Francisco de Assis. No alto da porta principal, vê-se uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira dos franciscanos. O medalhão redondo um pouco mais acima retrata São Francisco, de joelhos, recebendo as chagas de Cristo.



FEIRA DE ARTESANATO: Quase na frente da Igreja de São Francisco de Assis há uma exposição permanente do artesanato local. Os artesãos compartilham esse espaço relativamente pequeno com tranquilidade e sem constranger o turista. Quando percebem interesse, auxiliam, perguntam se precisamos de ajuda, mas não são intrusivos. As esculturas em pedra sabão são as mais encontradas e tem diversas formas desde humanos, animais ou simples enfeites.
IGREJA DO CARMO: Projetada pelo pai do aleijadinho e frequentada pela aristocracia de Vila Rica (antigo nome de Ouro Preto), foi construída entre 1766 e 1772. Fica no alto da cidade, bem ao lado da praça Tiradentes (sentido oposto à Igreja S Francisco de Assis) e apesar de se assemelhar a Igreja Francisco de Assis, possui um pouco menos de detalhes e é reconhecida como estilo barroco-rococó – que justamente traduz essa diminuição de detalhes. Próximo ao altar as paredes laterais contêm ladrilhos portugueses, sendo o único caso desse revestimento em igrejas de Minas
Ela tem uma grande escadaria que lhe dá ainda maior destaque olhando de baixo pra cima e quando se esta no topo, a vista é panorâmica.
CAPELA DO BONFIM: Segundo a lenda, era nessa capela que os condenados assistiam a ultima missa antes de serem executados
HOTEL SOLAR DO ROSARIO: Nos hospedamos uma vez neste hotel que possui fachada tipica e interior caprichado. Atendimento de alto padrão. Possui uma recepção acolhedora, com vista para Igreja do Rosario, lindo. Desta vez jantamos no restaurante que é de muito bom gosto e oferece desde a típica culinária mineira (talvez mais requintada) e também pratos como peixes e files.
CHAFARIZES : construidos entre 1753 e 1846 eram de suma importancia para o abastecimento publico na antiga vila rica, ja que nao havia agua encanada nas casas. Quanto mais robusto e imponente, maior a importancia da comunidade que ele abatecia. Muitos adquiriram status de obravde arte. O chafariz proximo a casa dos contos demonstra isso:
CASA DOS CONTOS: Museu em estilo barroco. Foi construído para servir de residencia a Joao Rodrigues de Macedo, uma das maiores fortunas do sec XVIII. Foi tambem esconderijo dos Inconfidentes. Ver a ponte dos contos, datada de 1744 construida em pedra talhada e cimentada com oleo de peixe. Apos pasaar pela ponte (vindo da rua getulio vargas e depois sao jose que liga o hotel do rosario à casa dos contes ) vire e olhe pra tras, voce vera a igreja San Francisco de Paula. O efeito a noite é ainda mais interessante. Parece uma igreja flutuando no ceu, sobre a cada dos contos.
TEATRO MUNICIPAL: É antiga casa de opera. Inaugurado em 1770 é considerado o mais antigo teatro da America do Sul. Nele a sociedade setecentista viveu um periodo de ostentacao e valorizacao cultural. Nós tivemos o privilégio em uma de nossas visitas de assistir a uma peça de estudantes da Universidade UFOP e comunidade local sobre a Paixão de Cristo. Adoramos.
MARIA FUMAÇA : A locomotiva remete ao inicio do sec XX com seu interior de madeira. O trajeto dura 1 hora ja que a locomotiva viaja numa media de apenas 20km por hora, mas é justamente isso que permite apreciar os muitos detalhes do percurso. Não fizemos esse passeio nesta viagem, então segue a foto apenas da estação ferroviaria.
Ali descobrimos que as saídas para Mariana acontecem 3 vezes por dia nos finais de semana, Ida e volta por 80 reais no vagão panorâmico, que tem ar e grandes janelas de vidro, ou 56 reais no convencional, onde as janelas abrem um pouco. Estudante paga meia, aceitam cartão de crédito.

BASÍLICA NOSSA SENHORA DO PILAR: Considerada uma das Igrejas mais ricas de Minas Gerais, tem em seu interior toda a pintura folheada a ouro. Em certa viagem que fizemos pra cá ouvimos um professor de historia e também guia explicar aos alunos e turistas. Os efeitos que esta igreja provocava aos cidadãos muitas vezes humildes da vila. O ouro ainda fresco, brilhante e reluzente intensificado pela iluminação que destacava a imagem dos santos também revestidas a ouro ocultava detalhes dando um ar místico a todo o interior da igreja. Alem disso, a temperatura aconchegante, o cheiro de incenso e o som envolvente, fazia de toda missa um grande ritual de entrega.
Hoje, em visitas tipicas turisticas, voce paga R$10,00 e perde a parte do som, iluminacao, cheiros e talvez bastante do brilho do ouro que ja se mostra um tanto envelhecido e escuro e voce compartilha o espaco com curiosos e nao crentes. Caso voce acredite na fé catolica, talvez possa ainda hoje sentir e viver o mesmo que os habitantes de Ouro Preto viviam ha aproximadamente 300 anos participando das missas nesta igreja.
Caso nao, experimente a sensacao de imaginar e repare na pintura do teto retrata passagens do Antigo testamento em 15 paineis com molduras marmorizadas e tb a santa ceia. Alem disso, Conheca o museu de Arte Sacra de Ouro Preto, que reúne imagens, documentos e algumas das vestimentas usadas na celebração do Santíssimo Sacramento.


IGREJA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO: É uma das mais antigas igrejas, de 1707 e também uma das maiores. Encontra-se trabalhos de ornamentação por aleijadinho e seu pai que ali foram enterrados
Ponte antonio dias ou marilia de dirceu. Enfrente a igreja nossa senhora da conceicao. Tem vista tb pra igreja merces de baixo. Essa ponte data de 1755 e foi construida em estilo romano. É tb conhecida como ponte dos suspiros. Dizem que recebeu esses nomes porque nela Tomas Antonio Gonzaga eternizou, por meio de suas liras, seu amor por Maria Doroteia, a Marilia de Dirceu
IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS PRETOS: De 1785. Sua nave tem forma de elipse e se assemelha a uma quilha, fazendo referência aos navios negreiros.
ORATÓRIO DE NOSSA SENHORA DO BONSUCESSO: No inicio do sec XVIII, a construção de oratórios nas fachadas das casas foi permitida pela Igreja para acalmar os moradores de Vila Rica que pensavam que os vultos encapuzados que desciam as ladeiras a noite pra cometer assaltos eram fantasmas.
MINA DA PASSAGEM: Moradores de ouro preto comentam que a cidade é como um queijo suíço devido as inumeras minas e tuneis secretos que se estendem pelo subsolo. A mina da passagem eata situada a dez quilometros de ouro preto e é a maior mina aberta pra visitacao publica. Ate a decada de 80 foram retiradas mais de 35 toneladas de ouro. Para entrar é preciso descer atraves de um pequeno trem que percorre 315 metros e chega a 125 metros de profundidade. Vale a pena.
MUSEU DA INCONFIDÊNCIA: Este museu fica na Praça Tiradentes que por sinal é linda. O museu é muito bem mantido e mais do que isso tem um padrão internacional de montagem e exposição. É imperdível.
PASSOS: São pequenas capelas edificadas por volta dos sec XVIII e XIX. Para que fossem abertos durante as procissões de semana santa e os fieis revivessem os passos da Paixao de Cristo
Além destas atrações, você certamente andará pela Rua direita no centro historico, percorrerá as lojas de joias e pedras preciosas, curtirá o melhor da culinária mineira: galinha caipira com ora pro nobis e pastel de angu pra nós que somos de SP são sempre obrigatórios.
Aproveite e quem sabe nos encontramos lá.